Produção de queijo na Fazenda do Engenho no Complexo do Caraça

Queijo do Caraça


No final do mês de junho, fizemos um passeio a convite da Circuitos Turismo, para conhecer a produção de queijo na Fazenda do Engenho, no Complexo do Caraça.

A Fazenda também funciona como pousada e está localizada na portaria de acesso ao Santuário, no KM 09 da rodovia do Caraça. Lá se produz leite, queijo e hortifrutigranjeiros.


Pousada Fazenda do Engenho

A produção de leite e queijo é pequena e é usada para abastecer a padaria, o restaurante e os dois hotéis do Santuário. A outra parte é vendida para os visitantes do Complexo.

O preparo do queijo é tradicional, feito apenas com pingo, coalho, sal e leite cru. Os tipos são meia cura e curado! O processo de cura dura em média três semanas. O Ricardo, gerente do Santuário, nos explicou que as características do queijo são diretamente ligados ao rebanho, ao solo, relevo e condições climáticas.





O queijo possui massa macia e sabor marcante, além de olhaduras que também são característica marcante nos queijos suíços.

Meia cura

Curado

Esse aí da foto é o Gersino! Ele trabalhava como motorista de caminhão, transportando queijos Canastra e hoje produz os deliciosos queijos do Caraça! Interessante, né?

Logo após, fomos até o Santuário para degustar o queijo e conhecer os vinhos que também são fabricados por lá, além dos biscoitos, doces e o Hidromel, bebida alcoólica mais antiga do mundo.





Vinhos de morango, Jabuticaba e seco




Fotos: Explore Minas


Foi maravilhoso poder acompanhar a produção de pertinho e degustar os produtos feitos com tanto amor. Uma experiência enriquecedora! Obrigada, Circuitos Turismo.


Um abraço
Jéssica e Felipe


Circuitos Turismo

Praça Monsenhor Mendes, 26 - Centro, Catas Altas/MG
(31) 98621-9421 / (31) 98776-3155


*Fizemos o passeio a convite da Circuitos Turismo, contudo nossa opinião é sincera e não sofreu nenhum tipo de interferência.


Leia também:




Planeje sua viagem



Reserve seu hotel no Booking.com: Sem taxas de reservas e cancelamento grátis na maioria dos quartos.

Contrate um seguro viagem com a SegurosPromo: Viaje seguro com assistência médica e odontológica, fisioterapia, consultas, traslados médicos e mais. Faça uma cotação de preços e planos entre as melhores seguradoras do país. Use o código EXPLOREMINAS5 e garanta 5% de desconto.
Alugue um carro com a RentCars: Compare os preços em mais de 100 locadoras de veículos no Brasil e no exterior com até 60% off.


*Você não paga nada a mais por realizar reservas através de nossos parceiros e o blog ganha uma pequena comissão para ajudar a mantê-lo no ar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos Jéssica, Felipe e Samuel. Uma família apaixonada por Minas Gerais, pão de queijo e tudo o que envolva o Estado Diamante, compartilhando experiências e "mineirices". Vem e #exploreminas com a gente!

Instagram

Facebook

Mais lidos

Alugue um carro

Faça seu seguro viagem

Fazemos parte

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2023 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas