Conheça Catas Altas

o que fazer em catas altas



Catas Altas é um refúgio mineiro localizado aos pés da Serra do Caraça! Um lugar de tranquilidade, aconchego, ótimas pousadas, histórias e muitas, muitas belezas naturais.




A cidade possui pouco mais de 5000 habitantes e está localizada a apenas 130km de Belo Horizonte e leva esse nome devido a maneira como era extraído o ouro, explorado através de escavações feitas no alto dos morros. "CATAS" que significa uma escavação superficial e "ALTAS" devido a altitude.



Catas Altas era um distrito de Santa Barbara até 1995, ano em que emancipou-se. Suas casas coloniais, ruas de pedra e igrejas são bastante preservadas. Sua tradição é voltada para produção de queijos e vinhos, em destaque, o fermentado de jabuticaba e o Hidromel, bebida alcoólica mais antiga do mundo.

A produção de vinho foi inserida pelo Monsenhor Manuel Mendes que viu a necessidade de gerar alguma atividade para garantir o sustento da população, que fora afetada pelo esgotamento das minas do arraial. Já o vinho de jabuticaba surgiu anos depois pelo senhor Anastácio.

Praça Monsenhor Mendes - Catas Altas/MG



Anualmente acontece a Festa do Vinho na Praça Monsenhor Mendes, que resgata a tradição, além de trazer premiações aos produtores, shows, concurso de melhor vinho de jabuticaba e mais.


Como chegar- Catas Altas/MG :





O que fazer em Catas Altas?

Matriz Nossa Senhora da Conceição: A construção da matriz teve inicio no século XVIII e para ficar como está nos dias de hoje, foram gastos mais de 50 anos. Ainda assim as obras não foram completamente concluídas! Um detalhe interessante é que a obra nunca irá terminar, pois a igreja foi tombada pelo IEPHA, o que não permite nenhum tipo de intervenção. A matriz abriga em seu interior obras valiosas atribuídas a Mestre Ataíde, Aleijadinho e Francisco Vieira Servas.



Capela de Santa Quitéria: A capela que só é aberta durante uma vez ao ano, quando durante uma semana do mês de maio são realizados festejos dedicados a Santa Quitéria, foi construída também no século XVIII e fica no alto de uma colina.



Igreja do Rosário: A igreja foi construída em 1862 por escravos que faziam parte da irmandade do Rosário e não podiam frequentar os mesmos ambientes dos brancos. De arquitetura singela, chama atenção pela sua delicadeza.



Bicame de Pedra: Construído por escravos em 1792, pedra sob pedra, com areia e óleo de baleia. Foi erguido para captar água da Serra do Caraça e levar até as fazendas mineradoras. A construção original possuía mais de 13km de extensão e hoje restaram apenas 100 metros.





Santuário do Caraça: O complexo é tombado pelo Patrimônio histórico e foi considerado umas das 7 maravilhas da Estrada Real. A área possui mais de 12.471 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural ( RPPN) com trilhas sinalizadas, lagos e cachoeiras. Abriga a primeira igreja em estilo neogótico do país, o prédio do antigo colégio que hoje funciona como museu e biblioteca, a Fazenda do Engenho com 26 apartamentos e o hotel com 54 apartamentos.





Pedra que Dom Pedro escorregou


Onde se hospedar - Catas Altas/MG

A cidade possui varias opções de hospedagem. Tivemos a oportunidade de conhecer duas delas: Rancho Tatu e Solar da Serra.

Rancho Tatu: A pousada possui apenas seis suítes e todos os quartos recebem nomes de artistas de rock renomados. Cama king size, TV a cabo, wi-fi gratuito que funciona em todas as dependências da pousada, ar condicionado, amenites da Granado e chuveiro bem quente. Leia mais sobre a Pousada Rancho Tatu aqui.






Solar da Serra: A pousada está em funcionamento desde 2006 e conta com 7 quartos com banheiro privativo, wi-fi gratuito que funciona em todas as áreas da pousada e vagas de estacionamento cobertas. Leia mais sobre a Pousada Solar da Serra aqui.






Onde comer - Catas Altas/MG

Rancho do Pote: O Rancho do Pote está localizado na rodovia que liga Catas Altas a Mariana e é um restaurante de comida mineira no tradicional fogão a lenha no estilo self service com churrasco, além de um farto buffet de salada e outro de sobremesas. Leia mais sobre o Rancho do Pote aqui.


Gastrô da Serra: O Gastrô é uma excelente opção para petiscar! A casa está aberta a pouco tempo e já é sucesso! Lá você encontra varias opções de bolinhos, massas, porções e cervejas artesanais. Fica na Praça Monsenhor Mendes, bem no centro da cidade. Leia mais sobre o Gastrô da Serra clicando aqui.


Catas Altas é uma cidade incrível e ainda temos muito o que conhecer por lá. Vamos voltar com certeza e iremos atualizar o post assim que tivermos novidades.




Principais distâncias:
Belo Horizonte: 130 km
Santa Bárbara: 12 km
Mariana: 56 km
Conselheiro Lafaiete: 117 km






Planeje sua viagem


Reserve seu hotel no Booking.com: Sem taxas de reservas e cancelamento grátis na maioria dos quartos.

Contrate um seguro viagem com a SegurosPromo: Viaje seguro com assistência médica e odontológica, fisioterapia, consultas, traslados médicos e mais. Faça uma cotação de preços e planos entre as melhores seguradoras do país. Use o código EXPLOREMINAS5 e garanta 5% de desconto.
Alugue um carro com a RentCars: Compare os preços em mais de 100 locadoras de veículos no Brasil e no exterior com até 60% off.


*Você não paga nada a mais por realizar reservas através de nossos parceiros e o blog ganha uma pequena comissão para ajudar a mantê-lo no ar.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos Jéssica, Felipe e Samuel. Uma família apaixonada por Minas Gerais, pão de queijo e tudo o que envolva o Estado Diamante, compartilhando experiências e "mineirices". Vem e #exploreminas com a gente!

Instagram

Facebook

Mais lidos

Alugue um carro

Faça seu seguro viagem

Fazemos parte

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2023 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas