Museu Casa dos Contos em Ouro Preto


A Casa dos Contos é um museu gratuito, instalado em um belíssimo casarão histórico na Rua São José em Ouro Preto. que foi construído entre 1782 a 1784 para ser residência de João Rodrigues Macedo, o então administrador de impostos da Capitania de Minas Gerais.

O local já foi usado para fundição do ouro encontrado nas minas da região, escritório para assinatura de contratos e até para algumas reuniões dos inconfidentes e de cárcere pra alguns deles até novembro de 1989.

Inclusive, Cláudio Manoel da Costa foi encontrado morto em uma de suas celas após alguns dias de prisão, sendo o único a não ser levado para o Rio de Janeiro.




O casarão passou por uma reforma no ano de 1984 e foi nesse período que passou a abrigar o Museu da Moeda e do Fisco e o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, oferece exposição permanente de objetos e mobiliário dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos, mostra numismática, além de livros antigos como o Livro de Ouro que registra a primeira visita de Dom Pedro I à cidade.


A visita ao Museu não é guiada e começa com uma exibição de um filme de aproximadamente 10 minutos na Sala Multimeios que fica no primeiro piso. Existem funcionários espalhados por todo o local e estão dispostos a tirar qualquer dúvida, fique tranquilo (a).


Maquete Casa dos Contos



No segundo piso você vai encontrar o espaço Casa de Fundição, que mostra como era realizado o processo de fundir o ouro naquela época, também a história e exposição de moedas da época do Brasil Colônia/Império, além do processo de cunhagem e fundição.

Representação da fundição do Ouro



Nessa sala você também vai encontrar o sistema sanitário original da casa, que foram descobertas na restauração do imóvel em 84 e pasmem, os dejetos eram interligados á senzala e caíam na cabeça dos escravos.

Sistema sanitário


Por falar em senzala, o museu abriga a única da cidade que não foi descaracterizada e é a única parte do museu aonde não é permitido fotografar. Lá se encontra uma exposição particular que conta com centenas de objetos de tortura.

Em outra sala você encontra moedas. cédulas e moldes de diferentes épocas até os dias atuais.



Molde da moeda em comemoração dos 220 anos da Casa dos Contos



No próximo espaço você confere mobiliário de época e uma biblioteca.




Biblioteca


No terceiro pavimento existe um mirante em que se pode avistar uma boa parte da cidade, mas que estava fechado no dia de nossa visita, uma pena.






Museu Casa dos Contos
Rua São José, 12 – Centro
+55 (31) 3551-1444.
Ter-Sáb: 10 -16:45h; Dom e feriados: 10 -14:45h.
Segunda: fechado (mesmo se for feriado) | entrada franca
E-mail: casa.dos.contos@fazenda.gov.br



Veja também:



Planeje sua viagem





Reserve seu hotel no Booking.com: Sem taxas de reservas e cancelamento grátis na maioria dos quartos.

Contrate um seguro viagem com a SegurosPromo: Viaje seguro com assistência médica e odontológica, fisioterapia, consultas, traslados médicos e mais. Faça uma cotação de preços e planos entre as melhores seguradoras do país. Use o código EXPLOREMINAS5 e garanta 5% de desconto.
Alugue um carro com a RentCars: Compare os preços em mais de 100 locadoras de veículos no Brasil e no exterior com até 60% off.

*Você não paga nada a mais por realizar reservas através de nossos parceiros e o blog ganha uma pequena comissão para ajudar a mantê-lo no ar.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos Jéssica, Felipe e Samuel. Uma família apaixonada por Minas Gerais, pão de queijo e tudo o que envolva o Estado Diamante, compartilhando experiências e "mineirices". Vem e #exploreminas com a gente!

Instagram

Facebook

Mais lidos

Alugue um carro

Faça seu seguro viagem

Fazemos parte

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2023 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas