Regras importantes para quem vai viajar de ônibus




Viajar de ônibus é uma alternativa pra quem não deseja pagar por viagens de avião que nem sempre contam com preços baixos. Atraído por tarifas menores, o viajante pode esquecer ou desconhecer algumas regras importantes existentes nesse meio de transporte.

Nesse artigo, traremos pra você algumas regras e dicas importantes pra quem vai viajar de ônibus. Abaixo você confere documentos necessários para o embarque, cancelamento de passagens, limite de peso para bagagens e mais. Confira:



1. Quais são os documentos necessários para o embarque?

Você precisa ter em mãos pelo menos um documento de identificação com foto, são validos:

  • RG original 
  • Carteira de trabalho
  • Carteira de nacional de habilitação 
  • Cópia do RG desde que seja autenticada em cartório
  • Passaporte Brasileiro

2. Perdi meus documentos, como posso viajar?

Tenha consigo um boletim de ocorrência emitido em no máximo 30 dias, comprovando a perda ou roubo de seus documentos.

3. Quais são os documentos necessários para viajar com crianças? Existe gratuidade? 

Crianças menores de 12 anos acompanhadas, necessitam de certidão de nascimento ou RG com foto e documento de identificação com foto do adulto para comprovar o grau de parentesco. O embarque é permitido com pai, mãe, avós, tias, irmãos maiores de 18 anos.

Crianças menores de 12 anos desacompanhadas precisam de uma autorização judicial emitida pelo Juizado de Menores, que geralmente também são encontrados nas rodoviárias da cidade onde reside e uma autorização dos pais com firma reconhecida.

Crianças entre 12 e 17 anos podem embarcar sozinhas desde que possuam documento de identificação com foto.

Menores de 6 anos não pagam desde que não ocupem nenhum assento no veículo.



Contrate um seguro viagem com a SegurosPromo: Viaje seguro com assistência médica e odontológica, fisioterapia, consultas, traslados médicos e mais. Faça uma cotação de preços e planos entre as melhores seguradoras do país. Use o código EXPLOREMINAS5 e garanta 5% de desconto.


4. Qual o limite de peso da minha bagagem e o que acontece se ela exceder o peso?

O transporte gratuito da sua bagagem está incluído no preço da passagem desde que ela não exceda 30 quilos e sua dimensão até 1 metro. A bagagem de mão não deve ultrapassar os 5 quilos. 

Caso você exceda o peso estipulado, você pode leva-la tranquilamente desde que pague uma multa de até meio % do preço da passagem correspondente ao serviço convencional, pelo transporte de cada quilograma em excesso.


5. Posso cancelar ou trocar minha passagem?

De acordo com as normas da ANTT ( Agência Nacional de Transportes Terrestres) você pode alterar sua passagem quantas vezes quiser, no prazo máximo de doze meses a contar da data de compra da passagem original, desde que isso seja feito com antecedência mínima de três horas antes do embarque.

O pedido de cancelamento pode ser feito com no mínimo 24 horas de antecedência e o reembolso acontece de 3 a 5 dias uteis. As empresas podem reter 5% do valor como taxa de cancelamento.




6. Quem possui o direito a passagens gratuitas? Como requerer?

As viações devem reservar ao menos 2 assentos para idosos com idade mínima de 65 anos com renda inferior ou igual a dois salários mínimos e para jovens de 15 a 29 anos com renda mínima de dois salários mínimos.

Para solicitar os benefícios, os idosos necessitam apresentar a empresa de ônibus os seguintes documentos:


documento de identidade com foto, comprovando idade acima de 65 anos;
• um dos seguintes documentos atualizados* para comprovação de renda individual de até 2 salários mínimos: Carteira de Trabalho com anotações atualizadas; contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o INSS; contracheque de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos e entidades públicas ou privadas (Beneficiários do INSS deverão apresentar o DCB - Demonstrativo de  Crédito de Benefício) declaração escrita, assinada pelo declarante ou por pessoa que se responsabilize pela informação, de que tenha renda individual inferior a dois salários mínimos.


* Considera-se atualizado o documento emitido nos últimos três meses da data de sua apresentação.

Atenção: A reserva deve ser feita com no mínimo 12 horas de antecedência da partida do ônibus.




Os jovens precisam do documento ID Jovem, emitido pela Caixa Econômica Federal que pode ser solicitado aqui. Você pode imprimir o cartão ou apresenta-lo na tela do celular no momento da compra, acompanhado de um documento original com foto em no mínimo 3 horas de antecedência da partida do ônibus. 


Algumas dicas:

  • Não estão inclusas na gratuidade: Despesas com pedágios, alimentação e utilização dos terminais.
  • Caso as duas vagas tenham sido preenchidas, são oferecidos duas vagas com um desconto de 50% no valor da passagem.
  • O transporte deve ser interestadual.



Bom, esperamos ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, é só enviar pra gente nos comentários.



Um abraço
Jéssica e Felipe





Planeje sua viagem

Reserve seu hotel no Booking.com: Sem taxas de reservas e cancelamento grátis na maioria dos quartos.



Contrate um seguro viagem com a SegurosPromoViaje seguro com assistência médica e odontológica, fisioterapia, consultas, traslados médicos e mais. Faça uma cotação de preços e planos entre as melhores seguradoras do país. Use o códigoEXPLOREMINAS5 e garanta 5% de desconto.
Alugue um carro com a RentCarsCompare os preços em mais de 100 locadoras de veículos no Brasil e no exterior com até 60% off.




*Você não paga nada a mais por realizar reservas através de nossos parceiros e o blog ganha uma pequena comissão para ajudar a mantê-lo no ar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos Jéssica, Felipe e Samuel. Uma família apaixonada por Minas Gerais, pão de queijo e tudo o que envolva o Estado Diamante, compartilhando experiências e "mineirices". Vem e #exploreminas com a gente!

Instagram

Facebook

Mais lidos

Alugue um carro

Faça seu seguro viagem

Fazemos parte

Tecnologia do Blogger.
 
Todos os direitos reservados 2016 - 2023 | Design E Programação: Espalhando Bonitezas